Voltar para notícias

Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo

Publicado em 27/03/2025

Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo

A Aston Martin anuncia a chegada antecipada do novo Vanquish Volante. Simplesmente o Aston Martin de produção em série com capota aberta mais rápido e potente até hoje – e, ao lado do cupê, o carro de produção com motor dianteiro mais rápido e potente à venda atualmente. Sua posição no mercado do alto desempenho ultraluxuoso é única, e há poucas maneiras melhores de comemorar o 60º aniversário do icônico nome Volante do que o anúncio de seu mais recente exemplo.

Alimentado pelo novo motor V12 de 5,2 litros da Aston Martin, fornecendo 835 cv de potência e 1000 Nm de torque com uma velocidade máxima de 344 km/h, o Vanquish Volante oferece toda a emoção bruta do cupê com uma experiência de direção visceral ao ar livre incomparável.

Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 1]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 1]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 1]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 1]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 1]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 1]

O novo Vanquish Volante foi projetado para oferecer todo o estilo e estimulação sensorial pelos quais os conversíveis são conhecidos e amados, sem as limitações ou compromissos tradicionalmente associados ao seu design. Tão bonito quanto o Coupe, com aumento mínimo de peso e design impressionante, o Vanquish Volante é mais do que digno do nome reservado apenas para o carro-chefe.

O novo Vanquish Volante é a joia da coroa em uma linhagem de modelos que remonta a 60 anos. O primeiro Aston Martin a receber o nome Volante foi o pouco conhecido Short Chassis Volante de 1965, compreendendo elementos de design tanto do conversível DB5 que o precedeu quanto do DB6 Volante que o sucedeu. Incrivelmente bonito, ele deu o tom para todos os modelos “Volante” da Aston Martin que viriam. É também um dos mais raros Aston Martin: apenas 37 construídos em um período de um ano.

Adrian Hallmark, CEO da Aston Martin, declarou: “Por 60 anos, os Aston Martin Volante definiram a arte do automobilismo elegante, esportivo e aberto. Com sua aparência impressionante e seu excelente motor V12 produzindo mais potência do que qualquer outro carro de produção com motor dianteiro à venda, o Vanquish Volante levou essa filosofia a um nível totalmente novo. Na Aston Martin, temos orgulho de fazer justiça à nossa herança enquanto, como mostra o desempenho sem precedentes do Vanquish Volante, mantemos nossos olhos firmemente focados no futuro”.

 

Engenharia

Fornecendo ao Vanquish Volante um “soco de nocaute” está o novo motor V12 biturbo de 5,2 litros da Aston Martin. O primeiro V12 a usar as famosas asas da Aston Martin foi instalado no DB7 Vantage, lançado tanto no Coupe quanto no Volante para o ano modelo 2000. Nesses 25 anos, a potência do icônico V12 da marca quase dobrou de 426 cv para 835 cv. O torque máximo teve ganho semelhante: de 543 Nm para 1000 Nm.

O mais recente motor V12 instalado no Vanquish desenvolve torque máximo a apenas 2.500 rpm (precisamente metade da velocidade do motor necessária por seu antecessor) e mantém o pico de 1.000 Nm de 2.500 a 5.000 rpm, atingindo uma velocidade máxima de 344 km/h. Apesar deste aumento significativo no desempenho, o peso total do Vanquish Volante aumentou apenas 95 kg.

A potência é fornecida às rodas traseiras por uma caixa de câmbio ZF de oito velocidades localizada dentro do eixo traseiro para distribuição de peso ideal e incorpora o mesmo diferencial E traseiro (E-diff) do Vanquish Coupe. Capaz de fazer a transição de totalmente aberto para 100% travado em 135 milissegundos, o E-diff fornece largura de banda e benefícios sem precedentes. Combinado com a mais recente tecnologia do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), a capacidade dinâmica é significativamente melhorada, proporcionando maior agilidade em curvas de baixa e média velocidade, ao mesmo tempo em que oferece maior controle em condições de sobreviragem e mudança de faixa em alta velocidade. Ele essencialmente “encurta” a distância entre-eixos em curvas mais fechadas, dando mais resposta rotacional às entradas de direção, ao mesmo tempo em que fornece estabilidade e compostura garantidas em curvas rápidas. O desejo de fornecer ao Vanquish Volante os mesmos níveis de dinâmica de direção de supercarro, combinados com o refinamento de passeio exigido de um carro-chefe, com capacidade sem esforço que exigiu a instalação do sofisticado sistema de chassi visto em todos os Aston Martins de produção em série.

Simon Newton, Diretor de Desempenho e Atributos de Veículo, explica: “A motivação para garantir que o Vanquish Volante entregasse o mesmo desempenho líder de classe que o Vanquish Coupe significou que, desde o início, a equipe de engenharia trabalhou no Coupe e no Volante simultaneamente, permitindo-nos manter as capacidades dinâmicas e o caráter do Vanquish Coupe sem comprometer a remoção do teto. Otimizações feitas na estrutura da carroceria combinadas com ajustes específicos do chassi garantem que o Vanquish Volante faça as mesmas manchetes que o Coupe por seu desempenho e capacidade ultrajantes, agora com o prazer extra de dirigir com o teto abaixado”.

Claro, o Vanquish Volante tem um ajuste de suspensão personalizado projetado para levar em conta a distribuição de peso exclusiva, mas o segredo para desbloquear todo o seu potencial está nos novos amortecedores Bilstein DTX que permitem níveis excelentes de controle das rodas em cada modo de direção e também a capacidade de fornecer uma distinção muito maior entre os modos individuais do que nunca foi possível no passado.

No modo GT, o Vanquish Volante é configurado para respirar com a estrada, fornecendo aquele caráter de pernas longas e sem esforço que são as marcas registradas dos melhores Grand Tourers, enquanto os modos Sport e Sport+ oferecem um novo caráter dinâmico, fornecendo progressivamente mais resposta e controle de carroceria mais firme.

Enquanto isso, o Vanquish Volante mantém os sofisticados sistemas de controle de tração e estabilidade do Coupe com este novo sistema ESP projetado para oferecer ao motorista suporte dinâmico aprimorado e segurança máxima, dentro de um aplicativo de ajuste exclusivo. Perfeitamente integrado ao controle dinâmico progressivo, o sistema evita intervenções abruptas, usando um conjunto de controladores inteligentes e modelos de software para prever níveis de aderência ideais por meio de algoritmos de ponta, ao mesmo tempo em que reage a instabilidades momentâneas do veículo. Oferecendo modos ESP predefinidos (On, Track, Off, Wet), todos os modos são selecionáveis por meio do botão ESP no console central.

Com a imensa potência por trás do Vanquish Volante, o sistema de freio de cerâmica de carbono é de série, fornecendo capacidade de parada adequada para o carro-chefe da marca. Pesando 27 kg a menos que os discos de ferro convencionais e oferecendo maior longevidade e resistência, eles também permitem o vetoramento de torque, por meio do qual o equilíbrio do freio pode ser deslocado para trás para aumentar a estabilidade ao frear em uma curva.

É claro que qualquer carro é tão capaz quanto o pneu que o conecta à estrada, e é por isso que os engenheiros da Aston Martin trabalharam com seu parceiro estratégico de pneus, Pirelli, para desenvolver um novo Pirelli P ZERO projetado especificamente para o Vanquish Coupe e Volante, otimizado para funcionar sob as exigentes metas de desempenho da Vanquish, tanto com um pneu de verão (P ZERO PZ4) quanto de inverno (P ZERO Winter 2).

Sustentando o chassi e os sistemas dinâmicos, está uma estrutura de alumínio colada. Aprimorado para fornecer uma dinâmica mais focada e envolvente, o reforço otimizado da parte inferior da carroceria fornece um aumento de 75% na rigidez lateral em relação ao conversível carro-chefe anterior, mantendo o desempenho estrutural intimamente combinado com a carroceria do cupê.

Projetar os dois carros simultaneamente alcançou um dos desafios mais complexos no design de carros: criar um carro com um capô totalmente conversível com ganho mínimo de peso, mantendo a máxima rigidez torcional e garantindo que o design atemporal seja mantido independentemente de o capô ser levantado ou armazenado sob a cobertura do tonneau.

 

Design – Exterior

O Vanquish Volante mantém sua elegância contemporânea do Coupe; uma presença tonificada e musculosa, postura ampla e curvas fluidas. Os detalhes exclusivos das persianas térmicas inspiradas na F1® permanecem em seu capô dramaticamente inclinado para auxiliar no resfriamento. A extensão da distância entre eixos de 80 mm acentua a estética icônica do motor dianteiro e da cabine para trás do carro. A cauda Kamm levantada na traseira fica acima do instantaneamente reconhecível “Shield”, projetado para parecer que está flutuando na traseira do carro.

O teto dobrável em K leve pode ser aberto em 14 segundos e fechado em 16 segundos, e pode ser operado em movimento até 50 km/h por meio de um elegante interruptor de metal no console central. Além disso, o teto pode ser aberto ou fechado remotamente pelo chaveiro, em um raio de dois metros do carro. Ainda mais notável é um nível de isolamento térmico diretamente comparável ao Vanquish Coupe. Com uma altura de pilha líder na classe de apenas 260 mm quando retraído, o teto de tecido com reforço acústico pode ser guardado sob a capota atrás dos assentos sem interrupção das linhas fluidas e contínuas da carroceria.

Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 3]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 3]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 3]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 3]

Como seu equivalente Coupe, o Vanquish Volante recebe o design do para-choque dianteiro, para-lama e grade, proporcionando um caráter de design mais assertivo e maior presença na estrada. A grade tradicional com palhetas oferece um aumento de 13% na área de superfície para auxiliar no resfriamento do motor de 835 PS. Novas saídas de ar externas do para-choque canalizam o ar ao redor do nariz, canalizando o ar frio para os arcos das rodas dianteiras para auxiliar no resfriamento dos freios.

Os faróis Matrix LED apresentam a nova assinatura de luz com luzes diurnas (DRLs) integradas. Detalhes intrincados têmaplicado às luzes, incluindo a marca Aston Martin gravada nas partes internas dos faróis, enquanto o motivo vermelho “V12” adorna a faixa lateral distinta. Espelhos retrovisores sem moldura menores e mais elegantes auxiliam o perfil aerodinâmico do Vanquish Volante, e maçanetas de porta embutidas eletronicamente implantáveis mantêm as linhas suaves do perfil lateral do Vanquish Volante.

Marek Reichman, vice-presidente executivo e diretor de criação, comenta: “A oportunidade de criar um verdadeiro carro-chefe Volante é rara. O desafio é sempre manter o DNA da marca principal da Aston Martin e era de vital importância criar o Volante junto com o Coupe para oferecer excelência em proporção e drama. O Vanquish Volante personifica isso; não é apenas um dos carros mais deslumbrantemente lindos a usar a placa de identificação, ele vai muito além do esperado e, como o Coupe, captura o imenso desempenho e o propósito pretendido de um modelo carro-chefe. Com um design visceral excepcional que realmente incorpora beleza nobre e presença na estrada, o Volante não vê concessões na embalagem elegante do sistema de teto. Por meio da colaboração entre as equipes de design e engenharia da Aston Martin, o Vanquish Volante realmente entrega a joia da coroa em nosso portfólio de modelos principais”.

O Vanquish Volante também recebe o sistema de escapamento de aço inoxidável recém-desenvolvido com geometria exclusiva e layout de tubo de escape quádruplo impressionante. Com o teto retraído, os ocupantes são expostos ainda mais à faixa aprimorada de frequências e ao uivo ressonante do V12, sinônimo da linhagem Vanquish. Para aqueles que buscam a melhor experiência auditiva, o Vanquish Volante também está disponível com um sistema de escapamento Titanium opcional. Ele utiliza um silenciador menor para dar um caráter sonoro V12 mais claro, mais alto e ainda mais envolvente, juntamente com uma redução de peso de 10,5 kg.

 

Design – Interior

Projetado propositalmente como uma configuração de dois assentos, o artesanato de precisão percorre o Vanquish Volante e com um teto retrátil, agora proporciona uma experiência sensorial incomparável para o motorista e o passageiro

O Vanquish Volante incorpora o layout interno personalizado introduzido no Vanquish Coupe, levando adiante a nova arquitetura interna vista em todos os modelos Aston Martin de próxima geração. Com o console central rebaixado já proporcionando a sensação de maior largura da cabine, a adição de um teto retraído mantém a sensação de espaço encontrada no Coupe com a sensação de ultraluxo de dirigir ao ar livre.

Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 2]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 2]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 2]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 2]
Notícia - Aston Martin Vanquish Volante: o conversível com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo [Galeria 2]


Uma mistura perfeita de tecnologia moderna de tela sensível ao toque e interruptores físicos táteis continua dentro do Vanquish Volante, mantendo a sensação de ultraluxo dentro da cabine e interação intuitiva com os controles. O infoentretenimento de última geração da Aston Martin apresenta o display digital TFT de 10,25” do motorista, projetado para fornecer informações com máxima clareza e configurações de exibição personalizadas, enquanto o sistema integrado de tela sensível ao toque Pure Black de 10,25” com conectividade on-line completa apresenta tecnologia com controle de gestos capacitivos completos de um ou vários dedos.

O Vanquish Volante está equipado com o melhor sistema de áudio do parceiro Bowers & Wilkins. Perfeitamente integrado e habilmente ajustado para o Vanquish Volante, o sistema de som surround de 15 alto-falantes e amplificação dupla oferece a experiência auditiva mais envolvente.

Um mostrador rotativo serrilhado envolve o botão iluminado Stop/Start, permitindo a seleção de um modo de direção desejado, ao lado de interruptores de botão para Chassis, ESP, Escape e Controle de Distância de Estacionamento, garantindo que os controles mais usados possam ser operados sem a necessidade de o motorista tirar os olhos da estrada. O Vanquish Volante também vê a adição do interruptor de operação do teto junto com um novo botão de atalho para acessar diretamente os controles ADAS.

Dando continuidade ao foco no conforto do motorista e do passageiro, o Vanquish Volante é equipado com um assento Sports Plus como padrão, com um assento Performance de fibra de carbono como opção. Apresentando uma posição de assento que pode ser ajustada para uma ampla gama de alturas do motorista, ele cria uma sensação esportiva e a posição perfeita para uma direção dinâmica. O console central baixo e os painéis das portas recortados otimizam o espaço ao redor da parte superior do corpo, garantindo que os braços do motorista não sejam prejudicados durante a direção dinâmica ou manobras.

A cabine do Vanquish Volante foi projetada com igual consideração ao luxo, garantindo que cada parte do interior seja esbanjada com o mesmo nível de detalhes e acabamento indulgente. A cinta transversal traseira esculpida é uma declaração ousada que separa as áreas de armazenamento feitas sob medida reservadas para conjuntos de bagagem de couro de sela requintados, que estão disponíveis como um acessório. Como esperado do modelo principal, o número de combinações possíveis de design exterior e interior, de aros de roda e pinças de freio a carpetes e acabamento interno, é extenso. Caso os clientes exijam uma escolha mais pessoal, consulte o serviço de personalização, Q by Aston Martin, onde alguns dos mais habilidosos, expedesigners experientes e criativos estão prontos para trabalhar diretamente com os clientes para adaptar seu Vanquish Volante a requisitos completamente personalizados.

De toques tão pequenos quanto um nome ou inicial costurada à mão em um encosto de cabeça, até engenharia em grande escala e produção de componentes inteiramente personalizados que criam verdadeiras peças únicas, a Q by Aston Martin garante que mesmo no mundo rarefeito e de produção limitada do modelo principal da Aston Martin, os clientes podem criar algo verdadeiramente especial e único.

O novo e sensacional Vanquish Volante está disponível para encomenda em números limitados, com as primeiras entregas chegando no terceiro trimestre de 2025.

 

Seis décadas de Aston Martin Volante

O Vanquish Volante é a maior conquista de uma linha de modelos que remonta a 60 anos, mais da metade do tempo em que a Aston Martin existe. O primeiro carro a receber o nome foi o pouco conhecido Short Chassis Volante de 1965, compreendendo elementos de design tanto do drop-head DB5 que o precedeu quanto do DB6 Volante que o seguiu. Totalmente lindo, ele deu o tom para todos os Volante Aston Martins que viriam. É também um dos mais raros de todos os Aston Martins de produção, com apenas 37 exemplares sendo feitos em um período de um ano.

O nome Volante tem sido usado quase constantemente desde então; talvez o mais famoso seja o DB6 Mk II Vantage Volante de propriedade de HM King Charles III, que mais tarde foi emprestado ao Príncipe William para dirigir ele e a Princesa de Gales de sua recepção de casamento no Palácio de Buckingham até o Palácio de St. James. O Rei Charles também recebeu no passado um V8 Vantage Volante de 1986 e teve o uso de um exclusivo Virage Volante de 1994 completo com um motor V8 de 6,3 litros aprimorado e caixa de câmbio manual de cinco marchas.

Um V8 Volante carregado de gadgets também foi usado por James Bond no filme de 1987 “The Living Daylights” (no Brasil, “Marcado para a Morte”), que também aconteceu na época de ser o transporte pessoal do presidente da Aston Martin, Victor Gauntlett. No filme, ele surge como um cupê durante toda a duração do filme. O baterista do Queen, Roger Taylor (autor da música “I'm in love with my car”, de 1975) também possuía um Volante Série I de 1979.

Hoje, o nome Volante é usado para o DB12 e o Vanquish Volante, mas nunca foi usado nos Vantages V8 e V12 de capota aberta construídos em Gaydon, adequadamente chamados de Roadsters.

 

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.

Aston Martin
Contato
(11) 3627-3000
Horário de funcionamento
Segunda a sexta:
09h às 19h
Sábado
10h às 14h
Domingo
Fechado

Ver no mapa

EXEC_TRACK_OK